Apesar da semelhança entre as palavras, existe muita diferença entre os aparelhos ortodônticos e os aparelhos ortopédicos. 

O uso do aparelho ortodôntico, aquele fixo, metálico e com as borrachinhas coloridas, busca a movimentação dentária, ou seja, o alinhamento dos dentes.

Já o uso do aparelho ortopédico é indicado para o alinhamento da estrutura óssea dos maxilares (maxila e mandíbula), tratando problemas como:

  • queixo saliente ou retraído
  • dores na face
  • apneia do sono
  • barulho durante a mastigação
  • dentes tortos ou apinhados
  • mordida cruzada, entre outros

Os aparelhos ortopédicos são capazes de remodelar a estrutura óssea, muscular e da articulação da face através do exercício de uma leve força aplicada à arcada, capaz de corrigir imperfeições dentárias, disfunções na mastigação e na fala e, até mesmo, harmonizar o perfil facial dos pacientes.

Embora o tratamento possa ser feito em pessoas de qualquer idade, o ideal é que a primeira avaliação ortodôntica seja feita ainda na infância, no início da troca dos dentes de leite por dentes permanentes. Nesta fase há diversos problemas que podem ser corrigidos com mais facilidade, já que as crianças ainda não têm toda a estrutura facial completamente desenvolvida. 

O tratamento com este tipo de aparelho pode durar entre 6 e 18 meses, dependendo das necessidades de cada paciente.

Sobre os aparelhos ortopédicos dentários

O aparelho utilizado no tratamento ortopédico costuma ser removível e também é conhecido como aparelho móvel.

Isso facilita sua higienização e também a escovação dos dentes e o uso do fio dental.

Outra grande vantagem desse tipo de aparelho é ser bem mais confortável que os aparelhos fixos convencionais.

Sim, eles podem ser personalizados!

Os aparelhos são produzidos em resina acrílica e fios de aço, que servem para encaixá-lo corretamente nos dentes e garantir sua posição correta durante o uso.

A parte acrílica pode ser personalizada com diversas cores e temas, de acordo com a escolha da criança.

Além de lindos e glamurosos, os aparelhos personalizados estimulam o uso e incentivam a criança a realizar o tratamento da forma correta. 

Vamos falar sobre o tratamento do seu pequeno?

A Odontologia Quagliotti tem o diferencial de oferecer uma equipe multidisciplinar, onde o paciente é analisado não só por ortodontistas, mas conjuntamente por profissionais reabilitadores, o que possibilita uma visão ampla de diagnóstico, determinante para o sucesso do tratamento.

Marque uma avaliação e garanta um tratamento seguro e eficaz para seu pequeno.

Nossa clínica está localizada no Lago Sul e oferece um atendimento diferenciado e uma ótima infraestrutura para seus pacientes.

Open chat
Precisa de ajuda?