Você já acordou com a sensação de dentes travados ou dores de cabeça? Esses podem ser sintomas de bruxismo, um hábito involuntário que afeta pessoas de diversas idades.

O bruxismo é caracterizado pelo ranger ou apertar os dentes, que acontece mais frequentemente durante o sono, mas também pode ocorrer quando a pessoa está acordada.

É um ato inconsciente ou semiconsciente que, muitas vezes, está ligado a questões psicológicas do paciente ou problemas dentários.

Por ser involuntário, é normal que a pessoa demore para identificar a situação ou não perceba que isso pode significar uma alteração na sua saúde, acreditando que é algo comum do dia a dia, por isso, é fundamental compreender quais são os principais sintomas.

Sintomas

  • ruídos noturnos;
  • ranger dos dentes;
  • dor e fratura nos dentes sem explicação aparente;
  • desgaste do esmalte dentário;
  • dor ao abrir a boca e mastigar;
  • dor de cabeça;
  • dor no ouvido, nas têmporas ou no maxilar;
  • dores no pescoço;
  • sensibilidade dentária;
  • alterações no sono.

O que causa o bruxismo?

Se o bruxismo ocorre quando o paciente está acordado, conhecido como “em vigília”, costuma estar relacionado a fatores psicológicos, como forte pressão ou estresse. Isso causa tensão, que resulta no ranger e apertar os dentes. Alguns medicamentos ou problemas de saúde também podem causar bruxismo.

No caso do bruxismo noturno, que acontece enquanto a pessoa dorme, ele pode estar relacionado ao estresse, ao uso de medicamentos, a distúrbios respiratórios, como apneia do sono, ou problemas neurológicos. Além disso, quando os dentes superiores e inferiores estão desalinhados e não têm um bom encaixe, eles agravam os sintomas.

Importância do tratamento

Identificar corretamente o bruxismo para realizar o tratamento da doença é fundamental para evitar o agravamento. Sem os devidos cuidados, o problema pode evoluir e gerar outros transtornos ao paciente, por exemplo:

  • amolecimento ou desgaste severo dos dentes;
  • destruição do osso ao redor do dente;
  • aumento da sensibilidade dos dentes;
  • disfunção têmporo-mandibular (DTM);
  • hipertrofia dos músculos ao lado da boca e das têmporas;
  • dores faciais crônicas.

Por isso, se identificar algum sintoma, é importante procurar atendimento profissional para verificar o seu caso e fazer um exame completo. Assim, além da existência do bruxismo, ele também pode identificar eventuais complicações e iniciar os tratamentos necessários.

Quais são os tratamentos para a doença?

Como vimos, o bruxismo pode ter diferentes causas, então, o tratamento dependerá da identificação da origem.

Placa para os dentes

Um dos mais comuns é o uso de uma placa na arcada superior durante a noite, pois ela ajuda a relaxar a musculatura e evita os atritos entre os dentes. O dentista avaliará o problema para determinar a melhor forma de confecção do acessório, além de indicar o modo de uso.

Por exemplo, elas podem ser produzidas em acrílico, com superfície lisa, para garantir uma posição mais confortável. Como não é tão rígido, ele alivia o desgaste dentário. Em casos específicos, as placas são feitas de silicone. No entanto, como são maleáveis, aumentam o estímulo para apertar os dentes e nem sempre são ideais. Assim, a avaliação do dentista é essencial para esse tratamento.

Aplicação de toxina botulínica

A toxina botulínica é conhecida pelas intervenções estéticas, mas também é usada no tratamento de bruxismo. Como a substância reduz a atividade muscular, ela é aplicada para aliviar os sintomas e auxiliar no tratamento.

Tratamento ortodôntico

Por fim, se o bruxismo foi causado ou agravado pelo desalinhamento dos dentes, é fundamental que o paciente faça o tratamento ortodôntico específico para alinhar o sorriso e aliviar os sintomas.

Onde tratar o Bruxismo em Brasília

A Odontologia Quagliotti, clínica odontológica localizada no Lago Sul – Brasília, possui profissionais qualificados para o diagnóstico e tratamento, e estamos prontos para definir o mais adequado para o seu caso. Clique aqui e agende sua consulta!

Open chat
Precisa de ajuda?