Obrigado por lei desde 2014 (Lei nº 13.002/2014), o Teste da Linguinha deve ser feito nos primeiros dias de vida, preferencialmente ainda na maternidade.

Ele tem como objetivo diagnosticar e indicar o melhor tratamento para evitar os problemas causados pela limitação dos movimentos da língua, que podem causar desde dificuldades na amamentação ao desenvolvimento da fala, mastigação, deglutição, higiene oral, entre outros.

A limitação é causada por uma membrana localizada entre a base da língua e o assoalho da boca.

Ela pode ter tamanhos diferentes e restringir bastante o movimento da língua ocasionando uma condição chamada Anquiloglossia, ou “língua presa”, como é mais conhecida.

O teste é muito simples e totalmente indolor. É realizado por Fonoaudiólogo, que seguindo um protocolo de avaliação, examina com os dedos o movimento da língua e a posição do frênulo na cavidade bucal da criança.

Problemas na amamentação

Já nos primeiros dias de vida as alterações no freio lingual podem causar sérios problemas na amamentação, fazendo com que o bebê fique estalando a língua, engasgando e não consiga achar uma posição estável para sugar corretamente o leite materno.

Desta forma ele acaba gastando muita energia e muitas vezes chega até a dormir durante a mamada.

Diante destas dificuldades o bebê não retira o leite necessário para se alimentar e isso influencia diretamente o seu ganho de peso e até mesmo estimula o desmame precoce.

Para as mamães isso pode acarretar a diminuição na produção de leite e também as tão incômodas e doloridas feridas nos mamilos.

Problemas futuros

Caso não sejam diagnosticadas no Teste da Linguinha e tratadas a tempo, as alterações no freio lingual podem provocar alterações no crescimento e desenvolvimento crânio facial, além de causar problemas musculares, na mastigação e no desenvolvimento da fala.

Tratamento

Quando diagnosticada com o freio da língua muito curto, a criança deve ser encaminhada imediatamente para um médico ou odontopediatra qualificado para avaliar se é necessária a realização de uma Frenectomia.

A Frenectomia é um pequeno procedimento cirúrgico, bastante seguro, indolor e sem sangramento, que libera a membrana presa embaixo da língua para permitir a fala, a deglutição e o movimento adequados.

Na grande maioria dos casos, no pós-operatório a função da língua do paciente é normal e muitos se quer percebem os efeitos da cirurgia.

Frenectomia em Brasília

A Odontologia Quagliotti, clinica odontológica localizada no Lago Sul – Brasília, possui profissionais qualificados para o diagnóstico e tratamento das alterações do freio lingual e para a realização do procedimento para liberação da língua, chamado Frenectomia. Agende sua consulta!

Open chat
Precisa de ajuda?